domingo, 3 de abril de 2011

Fundamentos do Verdadeiro Cristianismo – P5 O Batismo nas Águas e a Santa Ceia


O tema de hoje é bem propício para os dias que antecedem a páscoa.
Tanto o batismo nas águas como a Santa Ceia são ordenanças claras do Senhor, Mateus 28.19 e 1 Coríntios 11.24 reforçam o tema, são princípios bíblicos que servem como sinal de que rompemos com as práticas profanas e passamos a nos dedicar aos ensinamentos do Mestre.
O batismo nas águas fala de nossa fé em Cristo, Atos 8.37,38, é um sinal público que representa uma decisão tomada internamente, sendo que este ato representa que estamos arrependidos de nossos pecados e escolhemos viver uma vida piedosa, sob a graça do Senhor.
Quanto às formas de batismo, existem alguns questionamentos sobre qual é a forma correta, alguns defendem a imersão e outros a aspersão. Alguns batizam crianças e outros apenas adultos. Pautado em Mateus 3.16; Romanos 6.4 e Colossenses 2.12, penso que o batismo deve ser imersão (João Bstista batizava no rio Jordão) e, se batismo é sinal de arrependimento de pecados, início de Nova vida, a criança ainda não tem consciência destas coisas, logo não precisa ser batizada.
Já a Santa Ceia fala da comunhão vertical (homem com Deus) e também da horizontal (membros) e torna-se necessária a sua repetição para que os compromissos estabelecidos com o Senhor no dia do batismo sejam confirmados e fortalecidos, já que somos falhos e tendemos a nos esquecer do que prometemos, 1 Coríntios 11.25 e 26.
A Santa Ceia ainda anuncia a nova aliança entre o ser humano e Deus, funcionando como memorial do sacrifício do Senhor, mas como profecia do futuro, quando seremos servidos pelo próprio Senhor Jesus após arrebatamento da igreja.
Grande abraço e boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário