segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Controlar ou Ignorar - Robert D. Foster

Eu me deparei, algum tempo atrás, com essas observações escritas por um autor desconhecido. Embora eu não possa dar o crédito devido, esta percepção atemporal é digna de consideração. Leia cada pensamento e depois medite sobre eles e aplique as ideias às suas circunstâncias pessoais e profissionais:
- “Não podemos controlar a extensão de nossa vida, mas podemos controlar sua profundidade e amplitude. 
- Não podemos controlar o clima, mas podemos controlar a atmosfera moral que está ao seu redor.
- Não podemos controlar os contornos de nossa fisionomia, mas podemos controlar nossas expressões e aquilo que elas comunicam aos outros. 
- Não podemos controlar as oportunidades de outras pessoas, mas podemos assegurar-se de agarrar cada oportunidade que surja em nosso caminho. 
- Não podemos controlar os altos rendimentos que alguns de nossos amigos recebem, mas podemos administrar com sabedoria nossos próprios ganhos modestos. 
- Não podemos controlar os erros ou hábitos irritantes de outros indivíduos, mas podemos ficar atentos para não desenvolver ou abrigar tendências que possam servir de irritação para outros. 
- Não podemos controlar tempos difíceis ou de necessidades, mas podemos poupar recursos agora que nos farão atravessar tempos de adversidade e carência.
- Não podemos controlar a distância que nossa cabeça vai se elevar acima do solo, mas podemos controlar o quão elevado será o conteúdo dentro dela. 

Assim, por que se preocupar com coisas que não podemos controlar? Ocupemo-nos controlando aquelas que dependem de nós! Não nos preocupemos com circunstâncias que não podemos mudar. Concentremo-nos em atitudes que podemos mudar!” - Autor desconhecido.
Aqui estão alguns pensamentos similares que Deus nos dá em Seu Manual de Vida, a Bíblia: 
“Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o Seu plano” (Romanos 8.28).
“Se é o Senhor quem dirige os nossos passos, como poderemos entender a nossa vida” Provérbios 20.24)
Próxima semana tem mais!





Texto adaptado de "The Challenge" (O Desafio), escrito e publicado por Robert D. e Rick Foster, devidamente autorizado pelos autores. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)

MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.

Questões Para Reflexão ou Discussão

1.    Você geralmente tenta controlar – ou se preocupa – com coisas que realmente estão fora do seu controle? Que efeito isso tem sobre sua produtividade e comportamento diário?
2.    Pense em algo – presente ou passado – que tem consumido muito de sua energia mental e emocional, embora você pouco ou nada possa fazer a respeito. Qual deve ser a atitude correta?
3.    Na lista apresentada pelo autor, o que se destaca entre as coisas sobre as quais você realmente tem controle? 
4.    Duas passagens bíblicas foram mencionadas para enfatizar que Deus está no controle. Lê-las provoca em você uma sensação de confiança e segurança? Você crê nelas?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Salmos 37.4-7; Provérbios 3.5-6; Isaías 40.31; 41.10; Jeremias 29.11; 33.3; Filipenses 4.6-8. 
Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário