quarta-feira, 23 de março de 2011

Fundamentos do Verdadeiro Cristianismo – P3 Doutrina do Pecado

Atrasei-me no texto desta semana. Talvez pelo fato de querer realizar muitas coisas em pouco tempo, acabei não conseguindo dar vazão à tudo o que deveria, mas vamos lá. Só para reforçar esta série tem como objetivo resgatar os verdadeiros valores do cristianismo e falaremos sobre a doutrina do pecado.
Um dos pilares do cristianismo que quase não ouvimos mais falar é sobre a doutrina do pecado, mas vamos lá, o que é doutrina? Podemos definir doutrina como ensinamento. Não ouvimos mais falar sobre o ensinamento do que é pecado.
Em uma tradução simplista, a palavra pecado significa errar o alvo. Todas as vezes que tenho a oportunidade de fazer algo correto e não o faço, acabo pecando.
O pecado originou-se com Lúcifer (anjo de luz) quando este ainda habitava junto à Deus, mas tomado de inveja quis ser maior que Deus, e Deus que é onipotente, está no controle de todas as coisas, não o permitiu, verifique os textos de 1 João 3.9; Ez 28.15,16. Mas como o pecado então entrou no mundo?
O pecado entrou no mundo através da desobediência de Adão e Eva (Romanos 5.12), lembrando que eles desobedeceram a vontade de Deus e deram ouvido aos encantamentos de satanás manifestados através da serpente.
Não podemos nos esquecer que Adão e Eva estavam ali representando a raça humana, representando a cada um de nós.
Como conseqüência pela desobediência, o homem perdeu a comunhão que tinha com o Criador e passa a viver longe de sua vontade, como ovelha desgarrada que anda sem pastor à mercê do devorador, Romanos 3.23 e Isaías 59.23 ilustram este tema.
Distante de Deus, o homem passa a ter um vazio em seu ser, pois a graça de Deus distancia-se da vida humana, permanecendo apenas a promessa de que da semente da mulher nasceria o salvador da humanidade.
O homem estava sem a presença de Deus, mas com a promessa de restauração.
Grande abraço e boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário