domingo, 13 de março de 2011

Fundamentos do Verdadeiro Cristianismo – P2 Lei e Graça


Dando continuidade em nosso assunto, hoje falaremos sobre Lei e Graça, lembrando que, o verdadeiro cristianismo se apega a esta verdade e, tudo o que afastar-se deste princípio deve ser observado à luz da Bíblia.
Após o pecado da raça humana, representada no Jardim do Éden através de Adão e Eva, o ser humano passou a viver longe de Deus e, como havia pecado (errado o alvo) não tinha mais contato com o Criador, mas Deus que é misericordioso prometera salvar-lhe.
Para que tivéssemos acesso à salvação seria necessário que alguém nos dissesse que precisávamos desta tão maravilhosa oportunidade, por isso Deus enviou a Lei, através de Moisés, cujo objetivo era dizer ao homem que este precisava de um redentor, precisava de alguém que morresse em uma cruz para dar a condição de livre acesso a Deus.
A lei tinha basicamente dois propósitos. O 1º. Era revelar o caráter maligno do pecado e o 2º. Revelar a santidade de Deus, Romanos 3.20 e Levíticos 20.26, respectivamente. Em uma linguagem mais simples, a Lei funcionava como uma radiografia que revela a enfermidade, mas não tem como curar.
Com o passar do tempo, Deus cumpre a promessa feita no Jardim do Éden (Gênesis 3.15) e envia o salvador Jesus que, nascido miraculosamente de uma mulher, traz a oportunidade para a humanidade, oportunidade de novamente ter contato com o Criador.
O propósito da graça (favor imerecido) é trazer salvação a todos os homens. Paulo nos assegura isto quando escreve a carta à Tito 2.11. A graça é livre acesso que temos a Deus através única e exclusivamente de Jesus, não é necessário absolutamente mais nada, somente Jesus, único intermediador.
Se fôssemos pensar em algumas diferenças entre a Lei e a Graça, poderíamos destacar que a Lei condena o melhor homem, mas a Graça salva o pior, 1 Timóteo 1.15. A Lei expressa a vontade de Deus, a Graça expressa sua bondade, Efésios 2.8,9.
Que nesta semana possamos nos lembrar de que estamos sob a graça de Deus logo, temos a oportunidade de sermos perdoados.
Grande abraço e boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário