domingo, 13 de março de 2011

Foco - Por Jim Mathis


Tempos atrás fui surpreendido pelo entendimento proporcionado por uma história em quadrinhos, retratando uma pessoa com grande dificuldade para concentrar o foco em uma única tarefa. O personagem tentava desesperadamente – e falhava miseravelmente – lidar com todas as situações que requeriam sua atenção ao mesmo tempo.
Parece que está se tornando cada vez mais difícil nos concentrarmos numa única coisa por muito tempo. A sociedade moderna definitivamente tem nos levado a manter períodos curtos de atenção. Se assistirmos qualquer programa de tevê ou filme, vamos notar como as coisas se movem rapidamente e o ritmo acelerado do enredo. Um comercial típico de tevê muda as imagens a cada poucos segundos, às vezes menos. A lógica é: se não capturarmos a atenção do indivíduo imediatamente. ele vai se voltar para outra coisa. 
Com tantas coisas competindo por nossa energia mental, que vão da Internet passando pelas mensagens de texto e e-mails, é de admirar que ainda sejamos capazes de concentrar o foco em alguma coisa. A realidade, contudo, é que as maiores realizações do mundo foram alcançadas por pessoas que permaneceram focadas numa tarefa até ver seus objetivos ser atingidos.  
Realizar múltiplas tarefas simultaneamente, nos dizem, é ótimo. Mas isso simplesmente significa que não estamos empregando cem porcento de nossa atenção e energia em coisa alguma. Muitos acidentes – dirigindo um carro, operando uma máquina ou cuidando de uma criança – ocorrem porque as pessoas se distraem ou tentam fazer mais de uma coisa por vez. Mesmo que não ocorra nenhum desastre, permitir que inúmeras demandas disputem nossa atenção resulta em desempenhos medíocres.
Anos atrás decidi diminuir meu foco profissional. Eu me defini como fotógrafo, escritor e músico. Isso por si só parece muito, mas o que deixei para trás era igualmente importante. O que eu quis dizer era que não iria tentar ser jogador de golfe, jardineiro, pescador ou marceneiro. Sabendo que dispunha de um limitado número de horas por dia, decidi dedicar-me ao que gostava mais e fazia melhor. Em última análise, queria reconhecer e seguir a minha vocação. Desde então descobri que posso definir com clareza quem eu sou, e o que faço tem me ajudado a manter minha vida focada. Afinal de contas, ao contrário de máquinas fotográficas sofisticadas, não somos equipados com “foco automático”. 
Há um vigoroso princípio espiritual por trás do desejo de manter foco apesar das muitas distrações da vida. A Bíblia diz: “E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus... O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo ao Senhor e não as pessoas. ...o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo” (Colossenses 3.17,23-24). 
Olhando em redor e vendo a maravilhosa criação de Deus, observamos que Ele não fez nada medíocre ou com indiferença. Tudo Ele fez com excelência. Devíamos esforçar para fazer o mesmo.
Dirigindo um negócio, servindo a um cliente, construindo um casamento ou criando um filho, precisamos de foco e segurança que o que estamos fazendo, está recebendo toda nossa atenção e  nosso melhor esforço. 
Próxima semana tem mais!
________________________________________
Texto de autoria de Jim Mathis, diretor executivo do CBMC em Kansas, Missouri e em conjunto com a esposa Louise dirigem uma Cafeteria. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
________________________________________
MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.
________________________________________
Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.
________________________________________
Questões Para Reflexão ou Discussão
1.  O que você pensa sobre realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo? Algumas pessoas têm grande orgulho disso, crendo que assim são mais eficientes. Você é uma delas?
2.  Que coisas geralmente competem por sua atenção? Você tem sido bem-sucedido em equilibrar exigências potencialmente conflitantes?
3.  O que você pensa da determinação do autor em limitar seu foco pessoal e profissional? Você já fez algo parecido ou sente que isso poderia ser útil no seu caso?
4.  O que significa para você a passagem bíblica citada (O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo ao Senhor)? Como poderia fazer isso de maneira prática?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos Provérbios 12.11,24; 18.9; 19.2; 21.5; 24.27; 1Tessalonicenses 4.11.

3 comentários:

  1. Mas infelizmente acabamos de virar uma multifuncional até na igreja, por falta de pessoas comprometidas com a obra, acabamos de não fazer o melhor em uma ou outra tarefa e sim divirdir a nossa capacitade em e "n" tarefas, e ocasionando não melhor, mas o razoavel em cada tarefas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela citação acima, no entanto, gostaria de agregar a este texto alguns fatores que acho importante.
    Realmente "Foco" é algo que se perde fácil, não que seja difícil visualizá-lo ou defini-lo, difícil é mantê-lo.
    Dentre os vários fatores que gostaria de citar, e isso com relação à personalidade das pessoas, está às várias mudanças sofridas por influências externas (mídia de massa, moda, amizades...), enfim, coisa de momento sabe?
    E estas coisas de momento/fases, em algumas pessoas chegam até nos assustar, a um tempo atrás conversava com uma pessoa, ela me dizia com toda a convicção que tinha uma determinada posição acerca de um determinado assunto, passou-se uns dois meses, não nos vimos mais, embora traçamos e-mail... Quando tive a oportunidade de revê-la, qual não foi minha surpresa?!! Isso mesmo, ela estava completamente contraditória em relação às suas convicções anteriores. O fato é, que, muitas vezes as pessoas perdem o foco, ou os focos, por terem, muitas vezes, dificuldade de se aceitarem ou quererem provar algo para os outros, ou ainda, serem o que não são... Muitas pessoas são tão medíocres que, depois de tempo, transformam-se em sei lá o que ambulante, uma hora diz isso, outra diz aquilo...
    É preciso ser mais esclarecido consigo mesmo... Viver não é fazer ou experimentar de tudo, mais vale a plenitude do pouco que se fez, do que se viveu...
    Ou no final acumularemos mais tentativas e frustrações do que realizações plenas, bem sucedidas...

    Abraços
    Ge Vasconcelos

    ResponderExcluir