domingo, 8 de maio de 2011

Fundamentos do Verdadeiro Cristianismo – P10 - Dízimos e Ofertas


Há dois meses estamos falando sobre as bases do verdadeiro cristianismo e hoje encerraremos esta série.
Para fechar o assunto, deixei um tema bem polêmico, já que o limite entre a prática correta e a interesseira, tanto de quem faz a doação, como de quem recebe é muito tênue.
Os dízimos e ofertas são recomendações bíblicas, seja no Antigo como Novo Testamento. Seguem algumas referências: Isaías 43.1; Levítico 27.30; Filipenses 4.15-18; Gálatas 2.10, dentre outras. Os dízimos e contribuições são práticas bíblicas que devem ser seguidas. Elenquei algumas perguntas, as mais comuns.
Qual a diferença entre dízimo e oferta? O dízimo é a décima parte (10%) da renda que você recebe. As ofertas já não têm um percentual estipulado.
Por que devo contribuir? A contribuição deve ser voluntária, portanto, não concordo com certos líderes que induzem as pessoas a contribuírem com seus programas de rádio e/ou televisão. Existem líderes que forçam a barra, seja nos cultos e/ou nos programas, minha dica é: tome cuidado com este tipo.
Para que servem as contribuições? Elas servem para a manutenção das atividades ligadas ao Reino, tais como: Pagamento de aluguéis, prebendas dos líderes espirituais, sustento da causa missionária, manutenção de templos, ações sociais.
E se meu líder usar de maneira inadequada as minhas contribuições? Esta é uma responsabilidade que Deus requererá dele. A partir do momento em que doamos nossa contribuição de maneira voluntária, Deus viu a intenção de nosso coração, se alguém fizer mal uso, prestarás conta a Deus. Em minha opinião, se você tiver desconfianças que sua oferta está tendo direcionamento inadequado, entregue-a em outra comunidade de sua confiança.
Se eu contribuir, Deus vai me abençoar? Deus sempre nos abençoa. Quando contribuímos estamos dizendo, com o gesto, de que somos gratos ao Senhor por tudo o que Ele nos deu. Com este ato também demonstramos que não somos materialistas, isto é, se contribuirmos com coração sincero, então, se esta for a vontade dele, ele nos dará mais bênçãos.
Que Deus nos dê de sua graça para nos mantermos no verdadeiro cristianismo.
Grande abraço e boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário