domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Economia e o Movimento Cristão


Sou aluno da Escola Bíblica Dominical, e lá participo de uma classe muito bacana.  Não existe quem sabe mais, estamos ali para trocar idéias, discutir assuntos à luz da Bíblia. O tema de hoje surgiu em algum momento da aula. Traçamos um paralelo entre a economia e o movimento cristão em nosso país.
A economia atual é favorável para o crescimento financeiro e com isso as pessoas conseguem ter alguma melhora em sua qualidade de vida, as razões para justificar são inúmeras e dependendo do ponto de vista político sofrem algumas alterações, mas é fato que está crescendo, basta ver as oportunidades de emprego que surgem. Para encurtar o assunto vamos direto ao ponto.
Uma das coisas que a economia e o movimento cristão têm em comum é a fé, para tanto vejamos a definição de fé. “Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não se vêem.” Hb 11.1 (Almeida Revista e Atualizada).
Quando alguma organização abre capital, mesmo após a apresentação dos dados na CVM as pessoas compram ações apostando no futuro, acreditando que algum dia terão retorno, e da mesma forma a organização espera que, com a verba recebida consiga colocar projetos em andamento. Os envolvidos esperam ter ganhos com a operação porque caso não esperassem não abririam capital, isto é fé.
Naturalmente ansiamos melhorar de vida e a economia tem favorecido. O capitalismo por sua vez cultiva este desejo em nossas vidas, ele nos abre esta possibilidade e, de um tempo para cá, até alguns líderes cristãos também estão incentivando esta prática. Aí pode começar o problema.
Se estivessem apenas incentivando o problema seria menor, como estão indo muito além, o problema torna-se maior. Se traduzirmos algumas mensagens concluiremos que as pessoas não podem mais ser pobre, se profissionalmente não estiverem em cargos de gestão ou que tenha certo prestígio social está com problemas. Se não morar no bairro bacana da cidade e não andar em um carro de modelo mais novo é porque não foi fiel. Tenho a impressão que alguns líderes estão levando esta questão tão fortemente que, o capitalismo considerado selvagem, ficou para trás.
Nos países em que há liberdade religiosa e a maioria da população vê alguma possibilidade de ascensão social, a Teologia da Libertação e a da Prosperidade andam de mãos dadas e estão fazendo sucesso, seja no meio católico ou no evangélico, estão crescendo a cada dia, organizando-se e conquistando seu espaço.
Mas onde está o problema, você pode estar perguntando-se. O problema está no fato de que a cruz de Cristo, o amor de Deus que transforma o ser humano estarem sendo deixados de lado, e com isso produzimos cristãos que cada vez mais se preocupam com o ter do que com o ser, aliás, nós estamos neste barco, cada vez mais queremos ter, sem nos preocuparmos com o ser. Este comportamento nos transforma em pessoas egoístas.
Como está você? Com o que tem se preocupado? Espero que estejamos contribuindo com o atual sistema, mas sem perder a fé em Deus, que é o maior bem que temos.
Pense nisto! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário