domingo, 27 de fevereiro de 2011

Quando a Marca se Torna Mais Importante Que o Conteúdo


Olhando a mídia, rapidamente identificamos algumas marcas interessantes que dificultam a concorrência, por exemplo, Coca-cola, Bombril, Palitos Gina, Omo, Leite Moça, etc.
Estas marcas conquistaram um valor que superou o valor do conteúdo. Esta condição é reflexo de investimento em pesquisas, ações de marketing e até monopólio. O que chama a atenção é que estas empresas continuam investindo em seus produtos para não perder a importância da marca.
Traçando um paralelo com o mercado profissional, esta prática precisa ter alguns ajustes. Não adianta termos uma marca profissional, um nome no mercado, um cargo X se não tivermos conteúdo que dê sustentação a esta marca pessoal, seja ela a marca de Analista de TI; Advogado; Auxiliar de Serviços Gerais, Gerente, etc. Não basta termos o rótulo, temos de ter o conteúdo e atualizá-lo a cada dia, caso contrário seremos rapidamente ultrapassado.
As empresas líderes, como exemplo, Coca-cola, não mudam a fórmula de seus produtos e muito menos divulgam qual é, mas no mercado profissional é recomendável que a postura seja diferente, uma vez que tudo muda rapidamente.
A prática de cinco anos atrás talvez já não seja mais aplicável atualmente. O jeito de gerir equipe mudou, “chicote” no lombo dos colaboradores já não é mais usado.
Um outro ponto a se destacar é que não há problema em divulgar a fórmula do sucesso, quando há compartilhamento há crescimento. Não ter medo de compartilhar experiências de vida, incluindo a profissional contribui para o crescimento do outro, mas principalmente para o nosso próprio crescimento.
No mundo espiritual a linha de atuação tem de ser outra, completamente diferente. Por que?
Uma das razões é porque temos a oportunidade de transportar dentro de nós o amor de Deus, a graça maravilhosa de Cristo sob o direcionamento do Espírito Santo, este deve ser o conteúdo diário de cada uma de nós e isto deve direcionar nossa. Neste caso o rótulo, a marca, nunca pode valer mais que o conteúdo, que a essência.
Quando o rótulo, seja ele Pastor; Padre; Regente; Professor; Conselheiro, Diretor, etc, passa a valer mais que o conteúdo, cometemos grande erro. Possivelmente surgirá o orgulho, a vaidade, o egoísmo e outros sentimentos/comportamentos que nos tornam vazios de conteúdo, longe de Deus e insuportável para as pessoas.
Tenho tido a oportunidade de conversar com pessoas de todos os tipos, mas algumas de fato me encantam. São pessoas simples, que não ostentam conquistas materiais ou sociais, mas durante a conversa descubro que através da simplicidade, são pessoas que tem grandes experiências de vida e de fé em Deus. São pessoas que sentem o carinho do Mestre em suas vidas.
O mundo precisa de pessoas que estejam preocupadas com o conteúdo, pessoas que valorizem o espiritual, pessoas que tenham Deus em suas vidas e que se comportem como tal. Como você tem conduzido sua vida, tem valorizado mais o rótulo/marca ou o conteúdo? E outra se tem valorizado o conteúdo, qual é?
Pense nisto! Até a próxima.

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