domingo, 13 de fevereiro de 2011

Seria Hosni Mubarak O Último Faraó?



Graça e Paz!
Nesta semana, depois de tanto se falar sobre os confrontos no Egito, minha filha pergunta à mãe se estavam falando do mesmo Egito de José. Depois de um breve momento de dúvida, Damaris me pede a confirmação e eu digo que sim. O Egito que está sofrendo diversas alterações políticas é o mesmo país registrado na história bíblica.
Do ponto de vista cultural, este país é um dos que tem a maior riqueza histórica cultural, alguns historiadores chegam a afirmar que o Egito faz parte dos países que compuseram o berço da civilização, mas se para o Egito existe um Faraó. Seria Mubarak um deles?
Primeiramente vamos entender o contexto dos Faraós dos tempos antigos. Estes líderes não tinham apenas poder político, mas em muitos casos eram considerados como deus, eram “revestidos” de divindade, revestido de poderes especiais.
O Faraó que governava o Egito nos dias de Moisés era um opressor não só do ponto de vista civil, mas de certa forma um representante das forças do mal, pois oprimia o povo de Deus.
Mubarak, ex presidente do Egito, não é um Faraó no sentido exato da palavra, mas apresentou comportamentos que lembram seu antecessor. Com base na história bíblica e nos fatos apresentados pela mídia, destaco alguns comportamentos, são eles.
1º. Tirania: Ambos oprimiam o povo. Faraó oprimia o povo hebreu e Mubarak o povo egípcio. Agiam com crueldade e frieza.
2º. Prepotência: O comportamento de ambos revelam a sede pelo poder, revelam a vontade de estar no absoluto controle, mesmo quando as coisas estavam fora do controle.
3º. Mente Endurecida: Faraó endurecera seu entendimento, não deixando o povo hebreu sair do país, mas neste caso coração endurecido por Deus. Mubarak a princípio endurecera seu comportamento não querendo deixar o poder.
4º. Enriquecimento Ilícito: Faraó submete o povo hebreu à escravidão, obrigando-os a produzirem tijolos, tendo a mão de obra a custo zero. Mubarak após 30 anos no poder deixa o Egito em estado de pobreza, sendo que 20% da população vivem abaixo da linha da pobreza. Alguns ex ministros de Mubarak já foram impedidos de deixar o país e seus bens em outros países já tiveram solicitação de bloqueio.
Transportando esta situação para nosso dia a dia, quantos Faraós e Mubaraks não encontramos. São pessoas tiranas, que agem com prepotência, não dão ouvido a nada do que lhes é dito e em alguns casos até são mercenários. Que Deus nos dê sabedoria para lidar com este tipo de pessoa.
Abraços, até a próxima.
Miquéas Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário