quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O Carnaval Vem Aí, Mexa-se


O carnaval está chegando e as principais emissoras já começaram com as chamadas, mostrando ensaios das escolas de samba, com cursos das rainhas da bateria e assim por diante.
Para quem não sabe, o carnaval é a festa da carne, momento onde as pessoas liberam suas fantasias, paixões e deixam a libido completamente à vontade, talvez a psicanálise diga que é o momento onde o super ego deixa de exercer seu papel e o id pode então extravasar.
Fazendo um paralelo entre o carnaval (festa da carne) e o espiritual (festa do Espírito) identificamos que a semana santa acontece depois do carnaval como uma tentativa de redimir os pecados cometidos na festa da carne, lembrando que a semana santa é o período de reflexão sobre a morte do Senhor e também procurava fortalecimento espiritual em Deus.
Se avaliarmos os evangélicos praticantes, (hoje existe os não praticantes), identificamos que havia certo repúdio em relação ao carnaval porque nesta festa a carne (ser humano) é livre para fazer o que quiser. O que causa certa estranheza é que esta ojeriza tem diminuído e os mundos tão distante tem se aproximado. O santo e o profano estão mais próximos. Isto de acordo com as práticas de alguns, pois pela diretriz bíblica estão cada vez mais longe, mais separados.
Já não é de estranhar quando vemos blocos denominados evangélicos compondo “enredos missionários” fazendo uma batucada e ainda citando trechos das Sagradas Escrituras pensando que estão anunciando o Salvador. O que é pior, tentam justificar suas práticas alegando que estão fazendo isto para agradar a Deus, para “ganhar” os pecadores, mas na verdade penso que estão procurando maneiras de dar uma aliviada sem sentir o peso do pecado. São pessoas que estão se enganando e sendo enganadas por seus líderes.
Mas se não é recomendável que o cristão genuíno participe, como mexer-se?
O mexer neste contexto não está preso ao físico, mas às atitudes. Vamos nos levantar de nossas poltronas, platéias e quem sabe escolas de samba e iniciemos alguns movimentos de aproximação a Deus, amor ao próximo, práticas cristãs, crescimento profissional. Que iniciemos movimentos direcionados ao criador, atendendo ao seu chamado segundo o verdadeiro evangelho.
Nestes movimentos o Espírito Santo nos direcionará, transformando a cada um em pessoas alegres, aumentando nossa fé para enfrentar a vida, nos dando mais segurança nos dias difíceis, com isso não será necessário investir em fantasias para expressar o que sentimos
O mundo precisa de pessoas que mostrem como verdadeiramente são, não vulgarizando seus corpos através da nudez e outras práticas, mas de pessoas que abram a porta de seus corações e mostrem como eles são, livres de ódio e rancor, sem maquinar o mal, mas cheios de bondade e esperança, o que alcançaremos através de Cristo.
Pense nisto, fique com Deus, até a próxima.

2 comentários:

  1. Bom dia, Pastor Miquéias!!!


    Parabéns pelos artigos.

    Deus abençoe


    Elaine Hailey

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a todos.

    Ainda sou novato neste meio, mas vou aprendendo.

    Fiquem na paz!

    Abs
    Miquéas

    ResponderExcluir